Como fazer seu próprio filme ou animação -Roteiro

Primeiro antes de mais nada, é preciso saber o que você quer fazer, independente de ser um filme ou animação, quer fazer um curta, um longa ou um média metragem? 
Um filme curta segundo a Ancine é definido um filme como curta quando seu tempo é de até 15 minutos, já um média metragem é acima de 15 minutos  até 70 minutos, um longa metragem é acima de 70 minutos.
Pronto, agora que você já decidiu o que vai fazer, vamos à pratica, primeiro é preciso ter uma ideia do gênero(tipo) de filme ou animação que você quer produzir, para isso precisamos de um: 
  1. Roteiro: Criar um roteiro não é tarefa tão fácil assim, é preciso ter uma boa escrita, e também colocar detalhes importantes descrevendo cada cena, você pode antes de fazer seu roteiro, na verdade deve, criar uma espécie de sinopse ou esboço, que nada mais é do que um "resumão" de toda a história, pode também conter "spoilers" em seu esboço|sinopse, sem problemas. 

Esboço pronto é hora de começar a escrever, dependendo do que o seu filme, ou animação se trata é necessário ir em busca de  informações que possam enriquecer ainda mais seu roteiro. Exemplo, digamos que você vai fazer um curta animado de um personagem na Amazônia, você deve se aprofundar e muito sobre o assunto, tipo, como são e quais são os animais na que vivem na Amazônia, qual o clima, os sons, enfim, quanto mais rico em detalhes for, quanto mais você se aprofundar sobre o tema que irá abordar em sua produção, mais profissional será o seu trabalho e as chances dos críticos de plantão detonar sua produção, porque você foi preguiçoso e não se aprofundou sobre o assunto antes de abordar-lo em sua produção será praticamente zero. 
Um bom roteiro além de ser bastante estudado, deve também conter informações nas quais você possa entender sobre o que se passa em uma determinada cena. 
Se o personagem  é de uma determinada região ou país, ele deve falar de acordo com as gírias ou idioma daquele país ou região, tipo, não vá criar um personagem que é americano, mas fala espanhol, ou um personagem que mora no Rio de Janeiro, que fala, "báh", sacanagem. 
As gírias ou bordões são muito importantes para um determinado personagem, você pode  usar gírias  e bordões que já existem, ou criar as suas próprias, existem inúmeras produções de sucesso, que só fizeram sucesso, por causa de uma determinada gíria de um personagem ou bordões que o mesmo falou durante o filme. 
Procure escrever  um diálogo claro e objetivo, sem muita enrolação, à não ser que for uma cena de suspense, nesse caso dá para dar uma enroladinha, mas uma enroladinha, mas se for para enrolar, use toda a sua imaginação e inteligência e faça um roteiro caprichado, procurando prender à quem irá assistir até o final da sua produção. Cenas de suspense geralmente devem ser muito bem escritas. 
Um bom roteiro tem que ter também detalhes do cenário e local onde estão os personagens, e também suas ações e expressões, exemplo:  "-Joana caminhava pela estrada, estava exausta,  chorava inconformada com o fim do namoro, ela atravessa a rua, e quando coloca o primeiro pé fora da calçada, do nada, surge um carro preto, com vidros escuros, a moça grita e tenta desviar, mas não deu outra, o carro parte para cima da pobre moça, de forma brusca, lançando-a para cima, e em seguida, seu corpo fica estendido no meio do asfalto, todos que passavam pelo local, correm para ver o que aconteceu, um senhor que passava pelo local, tenta reanimá-la, mas sem sucesso, a moça está morta, de repente a chuva começa e....  "
Então, esse foi apenas um exemplo, quanto mais detalhes você colocar em seu roteiro, mais fácil será na hora de dirigir ou criar uma determinada cena.
O seu roteiro deve ter um começo, meio e fim(dããã, é claro que tem que ter...), isso você já sabe, mas é bom ter em mente que não podemos jamais esquecer que o começo  é muito importante, pois é onde você deve prender o público que irá assistir ao seu filme ou animação, já o meio é tão importante quanto o começo, na metade do seu roteiro, o desfecho, segredos, mistérios de alguns personagens já podem começar ser revelado ou solucionado, ou  algumas pistas podem começar aparecer, mas mais importante que ter um bom começo e um bom meio, é ter um excelente final, quantas e quantas produções inclusive de Hollywood, tiveram excelentes começos, excelentes meios e péssimos finais, quantas vezes você já disse, "poxa o filme até que era legal, o problema é que eles mataram justo o personagem que eu mais gostei no final do filme."
Para não errar no final do roteiro da sua produção e ser bombardeado pelos críticos de plantão e pelo seu público, escreva pelo menos uns 3 finais diferentes, mostre para umas 4 ou 5  pessoas de confiança,  só cuidado para quem você irá mostrar, escolha pessoas de sua produção, as que irão lhe ajudar no seu filme, alguém que não vá da spoilers de sua produção, mas tem que ser de confiança mesmo, elas certamente darão sua opinião e você saberá exatamente qual será o seu final perfeito. Agora se você é do tipo que prefere escrever seu roteiro e mantê-lo em sigilo e guardá-lo em um cofre, bem protegido, vá pela sua intuição, seja criativo e procure ler quantas vezes for preciso seu roteiro, leia o roteiro como se você estivesse assistindo à um filme na TV como espectador, seja crítico do seu próprio roteiro, se tiver que mudar algo mude, se um diálogo está longo demais, corte, enfim, siga essas dicas e sucesso ao seu roteiro. 
No próximo post continuaremos essa série de como fazer seu filme ou animação!
Texto: Samuel Balin

0 comentário "Como fazer seu próprio filme ou animação -Roteiro"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários