50 Dicas Profissionais para você montar
sua própria Produtora de vídeo
Foto Divulgação/ Estúdio Cinequarto
1. Estude as técnicas de venda e
marketing de seus concorrentes, e faça uma comparação com as técnicas que você
utiliza. Incorpore às suas técnicas tudo aquilo que você julgar eficiente.
Procure estudar as técnicas de marketing de empresas de sucesso e tente
adaptá-las à sua realidade.
2. Custa cinco vezes mais caro
conquistar um cliente novo do que manter um cliente existente. Mantenha contato
regular com os clientes já conquistados. Mande alguma correspondência regular
ou cartão em datas comemorativas. Mesmo os clientes não tão freqüentes devem
ser contatados, pois sempre serão uma fonte de referência, podendo indicar
novos trabalhos. Sua lista de seus clientes é o bem mais valioso de seu
negócio.
3. Quando você vender serviços de
produção, tente vender também algum serviço adicional como animação gráfica,
autoração, duplicação, etc., mesmo que você não os execute. Busque um parceiro.
4. Invista em marketing tanto
quanto você investe em equipamentos. Não adianta estar super equipado e ter uma
boa estrutura, mas o cliente não saber que você existe. Procure fazer um bom
planejamento de divulgação e seja persistente, pois é dessa forma que você fixa
o nome da sua empresa.
5. Possuir bons equipamentos não
garante que você terá um bom produto final. Invista em profissionais criativos
e competentes. Preste atenção nas aptidões das pessoas que trabalham com você,
e procure incentivá-las a se aprimorarem.
6. Frequentemente você vai
encontrar clientes que não podem ou não querem pagar o preço justo do seu
trabalho. Valorize seus serviços. Explique ao seu cliente porque seu preço é um
pouco maior que o do concorrente. Mostre que seu equipamento e seus
profissionais são melhores. Deixe seu cliente perceber que você se preocupa
muito com qualidade. Se possível apresente amostras de seus trabalhos e indique
outros clientes como referência.
7. Ao tratar de preço de serviços
com uma empresa, não perca tempo discutindo valores com quem não tem poder de
decisão. Para fechar um negócio você deve estar seguro de estar tratando com a
pessoa que decide e pode fechar o negócio. Caso contrario seu esforço pode ser
em vão.
8. Um dos erros mais comuns
cometidos pelos profissionais de negócio e vendas é que estes falam demais
sobre si mesmos e seus negócios. O foco de todo esforço de marketing e vendas
deve ser com base no que o cliente deseja. Em reuniões de vendas, faça perguntas
que conduzam sobre desafios de seu negócio e ouça cuidadosamente às respostas.
Fazer as perguntas certas dará todas as munições que você precisará para
elaborar uma proposta vencedora.
9. Procure sempre aprimorar suas
habilidades de vendas, pois ser um grande produtor não é o suficiente. O mesmo
vale para qualquer negócio. Vendas e marketing às vezes são mais importantes
que o produto.
10. Uma característica comum em
pessoas de vendas que fazem sucesso é a habilidade de pensar com os pés no chão
e entender as necessidades dos clientes. Lembre-se que em geral o cliente não
entende nada de produção de vídeo.
11. Um bom trabalho de mala
direta, bem direcionado, é fundamental em qualquer ação de marketing. O
conteúdo da mala direta deve ser objetivo e bem detalhado, passando todas as
informações importantes a respeito de sua empresa, serviços, qualidades e
experiência.
12. Produza um bom material com
seu “Portfolio” . Reúna amostras dos trabalhos que você já produziu e monte uma
apresentação variada de dinâmica. Mostre para seu futuro cliente que você é
versátil.
13. Ajude seu cliente a planejar
o roteiro do vídeo antes de produzi-lo. Em geral os clientes não estão
acostumados à linguagem audiovisual. Fazer sugestões positivas que
eventualmente facilitem e diminuam o custo da produção, aumentarão a confiança
do cliente.
14. Não despreze clientes “sem
fins lucrativos”. Muitos deles fazem grande uso de vídeo. Essas empresas também
costumam ser uma boa fonte de referência para novos clientes.
15. Procure fazer contato com
entidades que reúnam grupos de empresas, como Câmara de Comércio, Associações e
Sindicatos. Essas entidades podem facilitar seu acesso a clientes potenciais.
16. Ao marcar uma reunião em uma
empresa, procure chegar cedo e descobrir um pouco mais do que ela faz. Isso irá
ajudar nas sugestões que você fará e também na preparação do orçamento.
17. Procurar contato com
emissoras de TV locais pode resultar em boas parcerias e oportunidades de
negócios. Tente participar da produção de algum programa, mesmo que seja uma
participação pequena, isso facilita o entrosamento com os profissionais de TV e
traz alguma experiência diferente.
18. Sempre carregue 30 cartões de
visita com você. Mantenha outros 30 em sua maleta e outros 30 em seu carro.
Entregue-os de dois em dois. Um para a pessoa que recebeu guardar, outro para
esta distribuir.
19. Faça cursos de nível
profissional. Aprimore seus conhecimentos em áreas correlatas à sua.
20. Trabalhe com freelancers que
possuam maior conhecimento que você. Mesmo que você trabalhe sozinho, contrate
freelancers para fazer parte de seu trabalho. Com a contratação de roteiristas,
operadores de câmera e editores que possuam um conhecimento mais aprimorado,
seus vídeos terão melhor qualidade e você aprenderá novos truques.
21. Invista em um bom
apresentador (a) para os vídeos institucionais. Lembre ao seu cliente que a
imagem do apresentador estará diretamente ligada a imagem da empresa e dos
produtos.
22. Assista muitos comerciais de
TV, vídeos empresariais e de marketing. Preste atenção nos estilos de trabalho
e nas técnicas utilizadas. Tente adaptar ao seu trabalho tudo aquilo que você
julgar importante. Adaptar estilos e técnicas de outros faz parte da tradição
ao se fazer filmes. Procure ter senso crítico e reconhecer a qualidade do
trabalho dos outros.
23. Não assuma que a apólice de
seguros da sua casa ou escritório cubra qualquer equipamento de vídeo utilizado
para serviços. Mesmo que seu corretor diga que você está coberto,
provavelmente, não está. Se não estiver escrito e detalhado no contrato, não
está coberto pelo seguro.
24. Existe um momento em que todo
negócio necessita de um empréstimo. Fique atento às oportunidades de crédito.
Busque informações sobre financiamentos e linhas de crédito a pequenos
empresários. Sempre surgem bons negócios.
25. Fazer um bom orçamento exige
habilidade e controle total sobre os preços de cada item. Um orçamento bem
elaborado e bem detalhado é muito importante, além de facilitar a compreensão
do cliente. Ao montar um orçamento tente negociar bem os custos dos serviços
terceirizados, e procure obter prazos de pagamento iguais aos que você oferece
ao seu cliente.
26. Prestação de serviços também
significa vender tempo. Você deve saber o custo/hora de cada etapa
(gravação/produção/edição) do trabalho, pois isso pode significar lucro ou
prejuízo. O conhecimento e o controle do custo/hora também é importante na hora
da elaboração de um orçamento, trabalhe com alguma margem de segurança, pois os
imprevistos fazem parte do trabalho de produção de vídeo.
27. Sempre faça um contrato de
prestação de serviço, discriminando todos os detalhes da produção e a forma de
pagamento combinada. Isso irá evitar dores de cabeça futuras. Não encha o
contrato de cláusulas, faça algo simples e objetivo.
28. Numa produção de vídeo
empresarial ou institucional, o roteiro talvez seja a parte mais importante,
porque é nele que toda a produção/locução/edição vai se basear. Mostre ao seu
cliente a importância de um bom roteiro e como isso pode facilitar o trabalho
posterior e até baratear a produção. Invista num roteirista competente e com
experiência.
29. Seja cauteloso nos
investimentos em estoque de fitas, e mídias virgens. Manter esse tipo de
material em estoque pode significar um lucro maior no final de cada trabalho.
30. Se você presta serviços de
edição e cobra por trabalho ao invés de cobrar por hora, está perdendo
dinheiro. Faça com que o cliente acompanhe o trabalho de edição, dessa forma
você diminui os riscos de erros e o cliente valoriza seu trabalho.
31. Ao definir seu preço/hora,
não pense só no custo dos equipamentos, pois os conhecimentos e as habilidades
criativas do profissional também devem ser calculados. Um profissional
competente trabalha melhor e mais rápido do que um profissional medíocre; e nenhum
equipamento trabalha por si só.
32. Ao apresentar um orçamento
ofereça a mesma produção em mais de um formato, SVHS, DV e Betacam, por
exemplo, explicando ao cliente as diferenças entre cada um. Procure oferecer
opções extras como DVD, Vídeo-CD, CD-Rom, ou outros serviços, mesmo que você
saiba que o cliente não irá precisar agora, mas isso mostra seu potencial
técnico e sua preocupação em adequar preços e soluções.
33. Uma das chaves para se tornar
um produtor de sucesso é desenvolver relações fortes com freelancers de talento
que possuam equipamento próprio e excedam nas áreas em que sua empresa não é
forte. Isto permite que você ofereça a seus clientes uma ampla variedade de
serviços, preços e qualidade.
34. Se o seu cliente está
contratando uma agência de publicidade para desenvolver o roteiro do vídeo que
você irá produzir, participe e colabore o máximo possível da elaboração do
texto, para evitar que os “gênios” da publicidade não criem um vídeo dificílimo
de executar.
35. Às vezes é mais lucrativo fazer
vários trabalhos de baixo orçamento do que um trabalho de alto custo.
Principalmente em épocas de crise, o volume de trabalho é mais importante.
36. É importante compartilhar o
sucesso com sua equipe, afinal eles são parte integrante do trabalho. Também
devemos compartilhar os problemas, para que eles percebam as dificuldades que
envolvem os negócios.
37. Quando possível, ofereça
oportunidade para estagiários ou recém formados, pois eles são mão de obra de
baixo custo e podem se desenvolver junto com sua empresa. É saudável adicionar
sangue novo e idéias novas aos negócios.
38. Numa produção empresarial,
grave mais imagens do que o necessário, muito mais, se possível, e mantenha em
seu arquivo. Você poderá oferecê-las posteriormente ao seu cliente, ou até
produzir uma segunda versão mais longa do mesmo trabalho, sem custo extra.
39. Nunca fale mal do trabalho do
seu concorrente, seu cliente pode pensar que você está com inveja. Diga que o
trabalho do concorrente é bom, mas que você e sua equipe podem oferecer algo
melhor.
40. Se você trabalha em casa,
procure deixar seu escritório em um ambiente isolado das outras dependências, e
não deixe que os problemas domésticos interfiram no seu ambiente de trabalho.
Durante seu expediente de trabalho você deve se concentrar apenas no trabalho.
41. Se o seu estúdio de edição
está montado em sua casa, tome cuidado com as instalações elétricas, pois em
geral as instalações elétricas residenciais não são dimensionadas para esse
tipo de uso. Consulte um eletricista e dimensione corretamente as instalações.
Isso irá poupar gastos desnecessários com manutenção e também irá garantir
maior durabilidade dos equipamentos.
42. Tenha recibo de todos os
gastos diretos e indiretos da produção. Isso facilita o controle de custos e
dará maior subsídio para a elaboração de futuros orçamentos.
43. Mantenha um registro
detalhado de todos os clientes atendidos, especificando o tipo de trabalho
realizado, datas, profissionais evolvidos, custos, tempo gasto em cada etapa,
etc. Esses registros serão úteis no futuro, e servirão de referência para
outros orçamentos.
44. Sempre que possível tenha um
equipamento reserva, principalmente câmera, iluminação e microfone. Quem tem
um, não tem nenhum.
45. Equipamentos de vídeo
depreciam rapidamente. Ao calcular seus custos você deve levar isso em
consideração.
46. Procure ter um bom
relacionamento com seus concorrentes e colegas de trabalho. Ajude-os quando for
possível. O universo de profissionais de vídeo é pequeno e a amizade é
fundamental. Tenha em mente que uma mão lava a outra.
47. A melhor propaganda é aquela
feita por um cliente satisfeito. Tenha isso sempre em mente.
48. Tente fazer mais do que foi
combinado. Surpreenda seu cliente positivamente. Não veja isso como gasto e sim
como investimento.
49. Construir um negócio de
sucesso leva tempo, esforço e investimento. Não caia na estória de “fique rico
rápido”. Sua persistência e o desejo de aprender pode superar qualquer
vantagem.
50. Tenha sempre atitudes
positivas com seus clientes e parceiros. Encare as dificuldades com
tranqüilidade e confiança. Mostre competência e profissionalismo, mas tome
cuidado para não parecer arrogante ou “dono da verdade”.
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